CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A
O Campeonato Brasileiro está terminando. O Palmeiras é o campeão antecipado com méritos. Não gosto de comentar jogos, mas..
O jogador é o dono do jogo!
Quem jogou tanto tempo e treinou tantos times como eu, sabe que futebol é o momento do jogo. Depois que o árbitro apita o início do jogo tudo pode acontecer. O jogador é o maior responsável pela vitória, mas não podemos esquecer que ele também é o maior responsável pela derrota. O lado emocional pode tirar todas as forças físicas de um atleta como também pode fazer esquecer tudo que foi treinado para o jogo. É importante lembrar que o emocional também pode fazer a diferença positivamente para alguns jogadores.
Engenheiro de obra pronta!
Quem conhece futebol não pode analisar o Treinador pelo resultado em si. Ele tem que analisar o trabalho do dia a dia. Por isso, como nenhum comentarista assiste a treino, comentam o resultado por si só! É muito mais fácil comentar o jogo depois do que aconteceu. É comentar o óbvio. É comentar o que interessa para poder cativar a audiência.
Alguém discorda?
O dirigente que contratou o Treinador tem que ter a visão do trabalho diário. Como ele não tem condições de analisar trabalho de treinador porque, na maioria das vezes nunca deu um chute numa bola, precisa ter algum profissional que entenda do assunto e possa analisar o trabalho do Treinador antes mesmo de contratá-lo. A contratação de um Treinador tem que ser consciente daquilo que ele poderá produzir com o elenco do clube. Tem que ser de acordo com o planejamento de um Coordenador Profissional que possa ajudar ao Treinador executar o trabalho.
20 Campeões!
Qual o planejamento que os clubes fazem antes de contratar um Treinador? São vinte clubes em cada série. Todos podem ser campeões? É claro que não, mas na cabeça dos Presidentes de clubes e dos torcedores todos serão campeões ao mesmo tempo. Os vinte clubes terminarão o Campeonato em primeiro lugar. Se não pensam assim por que tiram o treinador a cada três derrotas? Senhores Presidentes, planejem tudo que, com o seu elenco, e com suas possibilidades financeiras, vocês possam conseguir naquela determinada temporada. Não sonhem, não se iludam, não enganem os torcedores e comentaristas. Tenham os pés no chão.
Parabéns ao Abel Ferreira..
Voltando ao campeonato Brasileiro temos que dar parabéns ao Treinador do Palmeiras Abel Ferreira. Ele soube usar as características dos seus jogadores. Não inventou. Aproveitou o que tinha nas mãos. Isso é mérito do Treinador. Saber usar uma determinada tática com os jogadores que tem nas mãos. Na minha opinião é assim que deve trabalhar um treinador.
Mas o Abel pode melhorar ainda mais!
Por outro lado ele deixou muito a desejar no comportamento fora das quatro linhas. Não deu exemplos de educação, esportividade e disciplina. A imprensa não falou nada, simplesmente porque ganhou. Caso contrário, teriam batido muito nele por causa das atitudes durante os jogos e nas entrevistas pós jogo.
Mancini..
Outro time que eu gostei de ver jogando foi o América Mineiro. Jogando pra frente sem medo. O time podia estar ganhando, empatando ou perdendo, mas continuavam tentando um gol a mais. Encontrei com o Treinador Vagner Mancini e brinquei dizendo que o time dele era "Kamikaze". Não pesava as consequências do risco. Tentavam sempre ir para a frente quando tinham a bola. Não pensavam em hora alguma segurar o resultado. Para mim o jogo fica emocionante e me prendia para assistir até o fim. O Mancini me respondeu: “Não posso mudar a característica deles. Eles são assim mesmo. Arriscam quando normalmente, não precisavam. Mas são assim mesmo e por isso você assistia aos nossos jogos até o fim”.
PARABÉNS!
Portanto, parabéns ao Palmeiras e ao América Mineiro. Um por ter sido campeão e o outro por conseguir me prender em frente a Tv por 90 minutos.
Zé Mário Barros
Treinador
Coordenador Técnico
Presidente FBTF
Comments