Chegamos ao fim de nossa pré temporada aqui em Marbella, Espanha. Foram 21 dias, 31 sessões de treino e 5 jogos amistosos, sob a batuta do Francês Rudi Garcia dentro do campo.
A famosa pré-temporada que é aquele tempo de reaquecer os motores e se preparar para os próximos 10 meses, onde temos que deixar o time no ponto para competir com regularidade ao longo de todas as competições que serão disputadas.
Mas será mesmo que o trabalho feito nesse período preparatório é o que sustenta o time ao longo do ano? Uma pré-temporada malfeita condiciona a temporada? O que deve ser priorizado? Parte física, técnica ou tática? Será mesmo que algum desses fatores deve ser priorizado?
Quem me acompanha sabe que não costumo dar receita de bolo pois acredito que no futebol as variáveis são tantas que acho atrevimento e soberba demais tentar faze-lo. Tem quem trabalhe em 3 períodos. Tem quem fique 10 dias sem tocar na bola. Tem quem jogue um jogo a cada 4 dias. Tem quem troque/compre/venda jogadores chave 1 semana antes do campeonato. Tem aqueles que usam a bola desde o 1º dia. Mas tem aqueles que a usam só para “enganar” o jogador. Tem quem use academia.
Há aqueles que só usam pesos livres. E outros que deixam os jogadores longe dos pesos e exercícios “inespecíficos”. Tem quem viaje 20.000km pra jogar torneios amistoso por exigência de patrocinadores. Tem os que depois de 15 dias da apresentação dos jogadores, já jogam valendo 3 pontos. Outros começam a temporada com playoffs de competições continentais. Tem equipes que trocaram 50% do elenco e outras que mantiveram-no quase intacto.
Às vezes é começo de trabalho num novo clube e outras é uma continuidade. Diante desse cenário, deixo uma sugestão: estude bem seu time, sua liga, amplie o horizonte (dê um zoom out), saiba da realidade/ambições de seu clube (torcida e diretoria), conheça seu elenco, trace um plano, execute-o com maestria e grande capacidade de adaptação, acredite no que está fazendo, entenda porque o faz, mas autoquestione-se, sempre... e boa sorte.
Que seja uma temporada repleta de crescimento, aprendizado e evolução.
Marcelo Salazar
11/08/2022
Comments