• FBTF

FBTF em AÇÃO!


A Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol – FBTF – se reuniu na noite de ontem para tratar das pautas de interesse da classe dos Treinadores de Futebol no Brasil.


O encontro foi realizado através de aplicativo virtual. Participaram da reunião o Presidente José Mário e a Diretoria Executiva composta pelos Treinadores Vagner Mancini, Oswaldo Oliveira, Sebastião Lazaroni, Dorival Júnior, Marcos Boccatto, Alfredo Sampaio, Jorge Campos (Jorginho), Silas Pereira, Paulo Turra, Hélio dos Anjos e Mazola Júnior.


Entre os assuntos abordados destacaram-se a necessidade da aprovação da Lei Caio Júnior que “altera” a Lei 8.650 de 1993 que atualmente regulamenta a profissão dos Treinadores de Futebol. O Futebol durante esses anos vem passando por importantes e profundas modificações na relação de trabalho entre clubes e treinadores e a atual Lei ficou desatualizada. A consequência disto causa a desproteção do profissional ao exercer a sua profissão. A Lei Caio Júnior (Projeto de Lei 7.560 de 2014) tem por objetivo atualizar a Lei que já regulamenta a profissão.


Foi abordado na reunião a assinatura da Medida Provisória nº 984 pelo Presidente Jair Bolsonaro que entre outras medidas obriga que o repasse dos recursos oriundos do direito de arena (pago aos atletas de futebol pelas tv's) seja feito direto pelo clube. A FBTF através da Lei Caio Júnior objetiva à exemplo dos atletas, que os Treinadores de Futebol sejam contemplados com este direito (arena) e o repasse seja feito pela própria FBTF, à exemplo dos Sindicatos e como já vinha acontecendo, sem a participação dos clubes.


Até a MP 984 os Sindicatos eram os responsáveis por esse repasse. Na MP 984 os clubes passam a ficar responsáveis por esse repasse, excluindo os Sindicatos dos Atletas de Futebol e futuramente a FBTF. A FBTF já se planeja para ir à Brasília em audiência com o Presidente da República. A MP 984 já está valendo, mas precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados.


Sem a aprovação da Lei Caio Júnior que até aqui segue na Câmara dos Deputados, e o repasse de recursos que viabilizem as ações da FBTF, o apoio à classe dos Treinadores de Futebol ficará comprometido. Existem no Brasil centenas de Treinadores de Futebol que não figuram na elite nacional e necessitam de incentivos para capacitação, ajuda social, orientação jurídica e profissional.


As contribuições feitas pelos Treinadores também receberam destaque na reunião de ontem. Única fonte de receita da Federação, elas cresceram em virtude da conscientização dos Treinadores em prol dos avanços necessários e que trarão benefícios para todos. As contribuições permitem que os representantes da FBTF planejem o futuro, se façam presentes nos eventos de interesse da classe, se hospedem, se locomovam e marquem presença onde se fizer necessário na promoção e fomento do importante trabalho que os Treinadores desenvolvem nos clubes. Defender a categoria com a criação e alteração de Leis que garantam o pleno exercício do Treinador de Futebol é uma das metas da FBTF e foi tema na reunião.

As as estratégias de comunicação e o formato adotado. A FBTF tem também por objetivo aumentar o seu quadro de Treinadores, e que estes estejam engajados no propósito de contribuir com o crescimento da Federação e isso será alavancado por intermédio da sua comunicação. Responder rápido e de maneira eficaz aos ataques atribuídos aos Treinadores de Futebol, muitas vezes sem que este possa fazer sua defesa sendo alijado o seu direito de resposta é um dos focos deste trabalho. A adesão e participação dos Treinadores de Futebol a este modelo de comunicação é imprescindível para que a mídia esportiva nacional esteja atenta à voz dos Treinadores de Futebol.


Quem cala, consente!


Ter uma posição, lado e voz se faz necessário para que a opinião pública passe a enxergar um contra ponto, uma outra forma de ver os fatos além do que fora noticiado sempre e até aqui em via única! Graças as mídias sociais, será possível alcançar os torcedores e enriquecer a notícia com informações que chegarão até a sua tv, seu rádio e como dito, principalmente nos canais sociais.

Muitos outros temas de relevância foram tratados na reunião que acontece a cada mês entre os membros da Diretoria Executiva.


Você Treinador de Futebol, faça parte da FBTF: https://www.fbtf.com.br/formulario-fbtf


Em breve mais informações!

FBTF

Comunicação

77 visualizações
  • Instagram
  • https://www.youtube.com/channel/UCu7Z2EIv8N3IoUpMK5E-H-A
  • Facebook
  • Twitter ícone social

FBTF / CNPJ nº 19.173.271/0001-77 / Rua Professor Gabizo, nº 237, Bairro da Tijuca, Rio de Janeiro – CEP 20.271-064 / E-mail: contato@fbtf.com.br 

Todos os direitos reservados a PIN Int Neg