A Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol, entrou em contato com o ex atleta e campeão mundial, Mauro Silva, atual Vice Presidente da FPF. Mauro Silva fala de sua expectativa e da FPF sobre a sequência do futebol no estado de SP e no país.
FBTF: - Se existem e quais serão as medidas (ações) que a FPF pensa em tomar para diminuir o impacto (prejuízos financeiros e burocráticos - contratos de trabalho) em socorro aos clubes e a própria FPF por conta da parada do estadual em função da pandemia? Haverá algum tipo de suporte financeiro aos clubes? Mauro Silva: "Os clubes decidiram pela suspensão das competições, e com isso o Grupo Globo suspendeu a última parcela dos direitos de transmissão aos clubes de A1 e A2. O Paulistão A3 é feito com investimento da FPF com recursos do A1 e do A2. A expectativa é que, programando a volta com datas, voltemos a ter as receitas das competições, e os clubes voltem a receber. O que temos orientado os clubes neste momento é fechar as torneiras, cortar custos, negociar com credores. A própria FPF já suspendeu metade dos contratos com fornecedores e prestadores de serviço. Mesmo voltando a receber os recursos com a volta dos jogos, a dificuldade financeira vai ser grande para todos. Será outra realidade." FBTF: - A FPF depende da decisão ou autorização de quais órgãos para retomar suas competições? Mauro Silva: "O futebol irá voltar de acordo com os protocolos médicos, os governos e autoridades de saúde. Nada é mais importante no momento do que a saúde de todos. Há um diálogo constante com clubes, CBF, atletas, sindicatos, federações e árbitros para que, no momento oportuno, nós estejamos preparados para a volta. Ou seja, quando for possível a volta, da forma que for possível, não podemos perder tempo, todos os protocolos de saúde precisam estar planejados e prontos para ser utilizados." FBTF: - Já existe uma data para o reinício? Uma previsão ao menos? Mauro Silva: "Não há data definida. Nossa estratégia é de voltar o futebol com calma e no momento oportuno. Temos nos reunido com os clubes, e a prioridade é a saúde de todos os envolvidos. O reinício acontecerá no momento correto, no momento possível, seguindo todos os protocolos médicos." FBTF: - Mauro, na sua opinião, essa experiência com a pandemia e todo o resultado negativo causado (clubes encerrando as atividades, atletas negociando seus vínculos em meio a pandemia, prejuízos diversos e incalculáveis de todos) ... Podemos tirar algo de positivo, algum aprendizado?
Mauro Silva: "O mundo não será mais o mesmo, as pessoas não serão mais as mesmas, e o futebol não será diferente. É preciso uma grande união dos clubes e de todos, uma compreensão de todas as áreas relacionadas ao futebol, pois será preciso criar um novo modelo. O futebol atual não vai existir mais, não com estes números, essas cifras. Os orçamentos serão menores, assim como no comércio, na indústria, em tudo."
FBTF
Comments