QUANDO A UNANIMIDADE É BURRA!
Preciso começar afirmando que para toda regra existe a exceção! Mas vamos lá..
E se fosse com você?
E se o Brasil fosse invadido pela mídia espanhola, locutores, jornalistas, apresentadores, comentaristas e curiosos de todo tipo com a caneta e o microfone nas mãos? A mídia nacional perdesse seus empregos nas tvs, rádios, jornais, canais de youtube, blogs, sites e etc.. Qual seria a reação da classe de jornalistas e curiosos diante desta invasão? Pois é exatamente isso que está acontecendo no Brasil com quem trabalha com o Futebol dentro das 4 linhas, Treinadores e todo seu staff!
O "Salvo Conduto" de Abel!
Nossa mídia analisa resultado e não processos. Veja Abel Ferreira, coleciona expulsões, ofensas de todo tipo aos árbitros, tomou na mão grande o celular de um repórter e "deu de ombro" no Carelli em pleno jogo válido contra o São Paulo! Imaginem se Carelli fosse o Serginho Chulapa? O jogo acabava ali mesmo! Como Abel tem o melhor elenco do brasileiro, usufrui da melhor estrutura de trabalho e tem conseguido bons resultados, recebe uma espécie de “salvo conduto” da mídia que tem se calado para o portuga mal educado! Nem a torcida do Palmeiras que admira a forma como o Palmeiras joga, deveria ser conivente com o comportamento imoral do seu Treinador! Qualquer dia desse, Abel vai acabar batendo com a cara na mão de alguém por aí!
Vamos aos fatos!
Qualquer Treinador estrangeiro que assumir a Seleção Brasileira bancado pelo apoio da nossa mídia, trará consigo 40 profissionais para sua comissão à peso de ouro. Ou seja, menos 40 brasileiros empregados e desenvolvendo suas atividades pela Seleção. Nos clubes acontece o mesmo em menor volume. Porém, quando o espaço de um brasileiro é tirado dele, o Brasil ganha mais um desempregado e o futebol perde mais da sua essência. Nesse ritmo estamos executando um “downgrade” na nossa história! Alguns chamam isso de evolução, eu chamo de involução!
Vamos fundamentar isso:
· Brasil: 5 títulos (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
· Alemanha: 4 títulos (1954, 1974, 1990 e 2014)
· Itália: 4 títulos (1934, 1938, 1982 e 2006)
· Argentina: 3 títulos (1978, 1986 e 2022)
· França: 2 títulos (1998 e 2018)
· Uruguai: 2 títulos (1930 e 1950)
· Espanha: 1 título (2010)
Passada de mão!
Alguém leu Portugal na lista acima? Então, afinal o que os Portugueses têm de tão bom se até sua seleção nacional é treinada por um Espanhol? Faz até sentido Portugal ser treinado por um Espanhol, afinal a Espanha tem 01 Título Mundial, mas qual o sentido do Brasil Penta Campeão Mundial treinado por Treinadores brasileiros, se render aos Treinadores Portugueses com zero na estatística em mundiais? A resposta está na nossa mídia! Ela canoniza anjos caídos e queima em fogueiras ilibadas reputações sem a menor cerimônia. Interessante é a “passada de mão na cabeça” da nossa mídia nos Dirigentes de Clubes, desses que jogam na lama a reputação do clube por má administração, corrupção, inadimplência e por contrair dívidas astronômicas no CNPJ do clube!
E a CBF com isso?
Tenho acompanhado "tiradas inteligentes" nas mídias sociais que colocam em "xeque" a capacidade de gerenciamento da CBF! Afinal, como a CBF pode capacitar e formar o Treinador de Futebol no Brasil se ela mesma desacredita e o desprestigia ao desconsiderá-lo capaz para assumir este cargo? E não estamos falando de algo novo, afinal somos 5 vezes campeões do mundo com 5 Treinadores brasileiros! Mas esse entendimento é simples! A CBF assim como os Clubes de Futebol no Brasil e infelizmente também o nosso torcedor seguem este fluxo, o modismo e a tendência definidos e alimentados pela mídia esportiva brasileira! O novo vende e vira notícia, só vira notícia o novo que vende! Não importa quem vai pagar essa conta desde que não seja a própria mídia! Entende? E se fosse com eles?
O Silêncio dos Envolvidos!
Estamos ladeira abaixo? Quem quiser acreditar que o problema é o Treinador de Futebol no Brasil, que venha Ancelotti & Cia! Veremos qual será a próxima vítima da nossa mídia! Espere até o Abel perder força, veremos a cabeça dele pendurada em alguma estaca estampada nos jornais! Não faz muito tempo que a torcida do Palmeiras entoava o coro de burro pra ele! Abel também será uma vítima, cedo ou tarde! JJ fez esta leitura e bateu em retirada! Afinal até onde pode ir, qual o limite imposto que justifique cuspir no prato que come, manchar a própria honra, denegrir e menosprezar tudo que já foi conquistado pelo Brasil, pelas mãos dos Treinadores Brasileiros? Os atletas que fazem silêncio hoje, serão silenciados amanhã! Esta carreira é como a flor que perde toda sua beleza antes mesmo que a primavera se acabe!
Quando um Treinador cala a Imprensa!
O Treinador Brasileiro não pode trabalhar na Europa, a UEFA não permite! O Treinador de Futebol Europeu pode trabalhar no Brasil, a CBF permite! O treinador estrangeiro desfruta de uma complacência negada ao Treinador Brasileiro pela nossa mídia. Esta mídia que fundamentada no próprio saber, promove enquetes sugerindo a dispensa do Treinador ou a troca deste por aquele! Não tem problema se um Treinador ficou 15 dias no cargo! Alguns sequer estrearam! Se o Treinador foi injustiçado por um Dirigente, ameaçado de morte pela torcida, cercado no aeroporto, apedrejado em uma via pública ou teve a honra ferida, já está na hora de trocar! Mas se o Treinador estiver vencendo e o time for bem na competição, ele pode xingar e brigar na beira do campo! Pasmem! Se esse Treinador for tudo isso e estrangeiro, pode enfrentar e mídia, tomar celulares e calar a imprensa! O Treinador brasileiro Zagallo, precisou ganhar 04 Copas do Mundo para calar a imprensa brasileira, já Abel Ferreira por se tratar de um estrangeiro, bastaram 02 Libertadores!
O poder de influenciar as pessoas!
Qual a diferença quando alguém ofende a sua honra, a idoneidade da sua mãe, te ameaça de morte, de agressão física, coloca a sua capacidade em xeque, te expõe negativamente e te fragiliza no mercado de trabalho, para quem comete um crime de racismo ou de homofobia? Não deveriam todas estas ofensas fazer parte do mesmo nefasto conceito? Só vale para a minoria, a maioria não não tem direito à defesa? Até onde vai a maldade do ser humano? Até onde vai a irresponsabilidade de quem detém ainda que por um tempo, o poder de formar a opinião e influenciar pessoas?
Arrumando a casa toda!
Que venham os Treinadores estrangeiros para dirigir a seleção, os Dirigentes Europeus para gerenciar os clubes, os Jornalistas europeus para montar as pautas e fazer as matérias e quem sabe até os torcedores europeus para torcer para os clubes brasileiros! Sim! Talvez o futebol no Brasil precise começar do zero! Novos dirigentes, novos torcedores, nova imprensa, novas leis e novos conceitos também! Já o futebol precisa ser o velho, àquele que encantou o mundo! Por que ansiamos pelo “novo” se foi com o “velho” que conquistamos tudo o que somos e os 5 títulos que temos? O erro não está justamente em se tentar mudar o que não precisa e em se manter, o que precisa ser mudado? Já pensou nisso?
Quem manipula a sua emoção, controla a sua ação!
O problema do futebol brasileiro não está no Treinador, o Treinador é apenas, ou mais uma “válvula de escape”, uma cortina de fumaça usada para distrair quem está de bobeira! A paixão do torcedor o incapacita de analisar o óbvio, tornando-o um alvo fácil nas mãos de quem manipula a emoção! No futebol, quem controla a emoção, manipula todo o resto!
Verdade Absoluta!
Pra você que chegou até aqui nesta leitura, obrigado pela sua companhia! O que escrevo aqui não se trata de uma verdade absoluta e tão pouco da opinião da FBTF que me concede este espaço para expressar o meu pensamento, retrata apenas a minha verdade. O brasileiro, em especial a nossa mídia seguem cuspindo no prato que comem, denegrindo a própria imagem, desvalorizando nossas conquistas e jogando no lixo a nossa história que nos colocou no topo do mundo. Esperar isso de um gringo é imaginável, mas se auto esculachar é demais! Nem perseguidor e nem perseguido, sou apenas mais um que não se conforma com o fato de que muitos que vivem do futebol se esforçam com determinação para a própria destruição!
Você pode clicar pra mim no contato@betopalmieri.com.br.
Abçs e até a próxima!
Commentaires