Rendimento X Autoconfiança





Rendimento X Autoconfiança


Este cara das fotos é David Goggins. Ele é um Navy SEAL aposentado e o único membro das Forças Armadas dos EUA a concluir o treinamento do SEAL (incluindo duas Hell Weeks ou “semanas no inferno”), a Escola de Guarda-florestal do Exército dos EUA (onde se formou como Homem de Honra) e o treinamento de Controlador Tático Aéreo da Força Aérea Americana. Atleta de resistência, Goggins completou mais de 60 ultra-maratonas, triathlons e ultra-triathlons e é considerado por muitos o cara mais casca grossa do mundo.


O marines norte americanos, mais conhecidos como NAVY SEAL, são uma tropa de elite do exercito americano. Os SEAL são uma equipe cujo rendimento está entre os mais elevados que temos conhecimento. Não obstante, os indivíduos que fazem parte dessa equipe quando analisados individualmente, não são necessariamente os mais fortes fisicamente ou os que tem maior potencial técnico.


Para ser um SEAL, além de passar testes físicos extenuantes, você será examinado a partir de dois eixos: rendimento x autoconfiança. No eixo do rendimento, eles analisam sua competência técnica, seu potencial e seu talento. No eixo da confiança, eles examinam seu caráter e sua força mental. Os SEAL preferem ter alguém com rendimento médio e uma autoconfiança elevada do que alguém de rendimento alto e confiança baixa. De fato, foi constatado que indivíduos de alto potencial técnico e sem confiança são muito tóxicos para o grupo.


Portanto, os SEAL dão prioridade à confiança em detrimento do rendimento, priorizam a segurança mental no lugar da segurança técnica. Priorizam a autoconfiança versus talento. Tudo isso com o único objetivo de ter uma EQUIPE de alta performance capaz de ter rendimento ótimo nas mais difíceis situações.


Faça uma auto análise! Você, que se acha muito bom, quando a dificuldade vem, você terceiriza a culpa? Ou você chama a responsabilidade, vai lá, faz e ainda encoraja teus companheiros a fazerem o mesmo?


Já no teu processo de formação de equipe, que aspectos são mais determinantes? Rendimento ou autoconfiança? Já escolheu errado, baseado nesses 2 fatores? Compartilha a tua experiência comigo.


Saúde e paz ! Que DEUS te abençoe. Um abraço.

Marcelo Salazar - Treinador de futebol

13.04.2022

#DePernambucoParaoMundo


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo