Treinador com “T” maiúsculo





Tudo bem contigo e família?


Em tempos de confinamento, eu gostaria de te fazer uma pergunta. Já ouviu falar no conceito de “profissional T” ou “T shape professional”? Sabes como isso pode te fazer uma pessoa melhor?


Vamos lá. Como vemos na foto, a parte de cima (horizontal) do “T” seriam os conhecimentos rasos/gerais que temos. No caso dos treinadores de futebol, me vem à cabeça vendas, matemática, criatividade, capacidade de aprendizagem e adaptação, investimentos, nutrição, política, história, computação, geografia. fisioterapia, lógica, idiomas, medicina, etc. É a parte generalista. Que pode (e deve) ser desenvolvida com uma atitude curiosa, já que a curiosidade aumenta nosso repertório, e esse aumento é um fator que nos leva a ter melhores condições de abordar e resolver problemas complexos que são inerentes às nossas carreiras.


Já na parte vertical, está o conhecimento do especialista. Gestão de pessoas, linguagem corporal, treinamento de campo, oratória, tática, coaching, planificação de treinamentos, didática, metodologias de treinamento, gerenciamento de crises, comunicação estratégica, autoconhecimento, entre outros. É o que nos diferencia e é onde temos que focar nossa atenção na maioria do tempo.


Quanto mais ampla a parte horizontal e mais profunda a parte vertical, mais conexões podem ser feitas entre elas, ampliando assim o leque de opções que esse treinador terá para resolver problemas, dar soluções criativas e ser um profissional desejado no mercado.


Se trabalharmos esse aspecto também com nossos jogadores, eles certamente irão melhorar o rendimento não só na vida em geral como também no campo. Atletas inteligentes entendem mais fácil o que lhes é pedido e por vezes trazem soluções. Devemos estimulá-los a “ir além” do futebol. Bernardinho conta em um de seus livros como o “banco de escola” ajuda a formar melhores atletas. Hoje em dia, com a chegada da tecnologia, há uma infinidade de possibilidades online para cada um buscar o conhecimento e aprender o que quiser sobre os mais diversos temas. Só não os busca quem não quer.


Já havia ouvido falar sobre esse conceito? O que achou?


Forte abraço e que Deus te abençoe hoje e sempre.


Marcelo Salazar - treinador de futebol


10.04.2022


#depernambucoparaomundo

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo