FBTF x CBF - Junho 2023
A Diretoria da Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol – FBTF - através dos Treinadores José Mário Barros, Vagner Mancini e Alfredo Sampaio, esteve reunida com o Sr Ednaldo Rodrigues na sede da CBF no Rio de Janeiro.
EQUIVALÊNCIA JÁ!
A principal pauta dos Treinadores concentrou-se na equivalência das licenças entre o Brasil e a Europa, CBF Academy e UEFA respectivamente. Os Treinadores brasileiros que se formam pela CBF Academy no Brasil em conformidade com as exigências da CONMEBOL, têm sido alvos de rejeição por parte das Federações subordinadas à UEFA.
RECIPROCIDADE SIM, RESERVA DE MERCADO NÃO!
Ao contrário do que se planta e cultiva nos meandros do futebol brasileiro, os Treinadores brasileiros não são contra a chegada dos estrangeiros no Brasil contratados pelos clubes. Considerando que todo mercado tem suas regras e buscam estabelecer critérios justos, uma vez havendo a reciprocidade nas certificações entre o Brasil e a Europa, as exigências formais na contratação do Treinador estrangeiro precisam respeitar os mesmos critérios que são exigidos do Treinador brasileiro na Europa.
À MARGEM DA LEI!
Já no Brasil, os clubes Brasileiros contratam os Treinadores estrangeiros à margem destas exigências, da lei que regulamenta e serve de parâmetro entre os continentes. O mais grave, quando o Treinador brasileiro é indicado no mercado europeu, sofre resistência das Federações que sequer reconhecem as certificações da CBF Academy, certificações essas que atendem as exigências da CONMEBOL que é responsável direta por “costurar” com a UEFA essa relação.
O EDNALDO ESTÁ ATENTO!
O Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues se mostrou atento e sensível à esta demanda dos Treinadores e entende que a reciprocidade é justa e se faz necessária, contudo, este ajuste exige um tempo para se consolidar já que algumas Federações Europeias atuam com certa autonomia em relação à UEFA.
SE LIGA TREINADOR DE FUTEBOL!
Destacamos que desde Fevereiro de 2023 está valendo uma regra básica para atuar como Treinador fora do país: “Ter Licença PRO para Treinador, Auxiliar Técnico e Treinador de Goleiros, todos com três anos de atuação na primeira divisão do país!”
ÓRGÃO FISCALIZADOR
Está em andamento entre a CBF e a FBTF a criação de um “Órgão Fiscalizador” (à exemplo de como é feito em alguns países na Europa pelos representantes nacionais da categoria) capaz de aferir e fazer cumprir as exigências dos Treinadores estrangeiros convidados para trabalhar no Brasil. Assim como é feito, ou deveria, com o Treinador brasileiro quando indicado em outros países que desfrutamos relações diplomáticas e esportivas.
ACESSO DOS TREINADORES AO CURSO DE FORMAÇÃO DA CBF ACADEMY
Os representantes da FBTF trataram ainda sobre o alto valor dos cursos oferecidos pela CBF Academy. Ainda que o alto padrão do curso justifique o valor aplicado, a FBTF entende que deva existir por parte da CBF uma política de “inclusão” que seja capaz atender os Treinadores de Futebol nas divisões menores e nos campeonatos estaduais pelo país. O Presidente Ednaldo Rodrigues se mostrou sensível a esta pauta e prometeu estudar alternativas para que a CBF inclua em sua agenda uma forma de atender esta reivindicação da FBTF. Como por exemplo cursos patrocinados pela CONMEBOL, descontos em cursos oferecidos em várias regiões do Brasil, formando mais e melhor os Treinadores de Futebol. Em atenção a pauta de inclusão, a CBF Academy oferecerá em breve cursos de formação da “Licença B” para Treinadores em Manaus e Cuiabá.
FEDERAÇÕES FORMANDO TREINADORES
As Federações também oferecerão cursos de formação para os Treinadores atuarem dentro dos seus Estados. Vale lembrar que estas ações possuem o respaldo na LEI GERAL DO ESPORTE que está para ser sancionada pelo Governo Federal, lei esta que absorverá a Lei 8.650 de 1993 (regulamenta o exercício do Treinador de Futebol no Brasil) e a Lei Pelé entre outras leis.
EXIGÊNCIA NA CERTIFICAÇÃO, SÉRIES B,C,D
Reconhecendo a importância na capacitação do Treinador de Futebol, a CBF incluirá no Regulamento Geral das Competições do Campeonato Brasileiro nas Séries B, C, e D a partir de 2024 a exigência mínima da Certificação “B” emitida pela CBF Academy, expandindo, capacitando e formando mais e melhor os Treinadores de Futebol nos estados brasileiros.
REGISTRO DE CONTRATO NA CBF
A Diretoria da FBTF sugeriu ao Presidente Ednaldo Rodrigues que a CBF exija das Federações Estaduais o registro dos contratos dos Treinadores de Futebol na própria CBF. Com isso, o Treinador de Futebol terá acesso aos anos de trabalho dedicados à sua profissão e a CBF maior controle do perfil técnico em atendimento à lei, de quem pode ou não atuar no Brasil.
OBRIGADO PRESIDENTE EDNALDO!
A Diretoria da FBTF saiu do encontro com o Presidente Ednaldo Rodrigues que foi extremamente atencioso, satisfeita e esperançosa de que estas pautas, muitas já em execução, sejam prontamente atendidas e estabelecidas como metas para o crescimento e a valorização do Treinador de Futebol e porque não dizer, do Futebol brasileiro. Manteremos todos os Treinadores de Futebol no Brasil, informados no decorrer destas realizações.
FBTF
Comments