top of page
Foto do escritorBeto Palmieri

GOL CONTRA!




PODE ISSO ARNALDO?

Não sei o que vocês acham da posição do “comentarista” que aconselha o adversário a bater no jogador Arrascaeta que está tratando de uma pubalgia. “A pubalgia é uma doença que afeta os tendões do músculo reto abdominal e adutores, assim como a articulação da sínfise púbica, que fica na parte da frente da bacia.”


DA CINTURA PRA CIMA!

Ou seja, estamos falando de uma lesão na região da cintura do indivíduo. Segundo o comentarista os adversários devem “acertar o local lesionado” do Arrascaeta na região da cintura afim de leva-lo a dor extrema, intimidá-lo, obriga-lo a sair de campo, deixar o jogo. Esse recurso é mesquinho, baixo e indigno de quem milita no Esporte.


DE ONDE ELES SURGEM???

Por isso defendo a ideia de que somente deveria opinar sobre futebol aquele que reúne notório saber, conhecimento e valores, capazes abrilhantar esta paixão nacional. Infelizmente nossa imprensa possui péssimos exemplos atuando em canais de muita expressão. Estes “desajustados” fomentam o ódio, a discórdia, ofendem a honra de atletas, dirigentes e treinadores. Muitas vezes ofendem os próprios colegas de carreira tamanha a necessidade de se fazer reconhecido, usando para esta finalidade o ódio, denegrindo imagens, manchando carreiras e pessoas, prestando um desserviço e nivelando por baixo o nosso futebol! O Futebol assim como a maioria das demais modalidades esportivas ensinam justamente o contrário!


IMPOSSÍVEL!

Como cobrar isso de alguém que não reconhece esses valores? Como um veículo de comunicação pode contratar alguém ou conceder espaço em sua programação para “profissionais” com premissas como essas?


MUDE DE CANAL!

O conselho do “formador de opinião” por força da audiência que possui o programa, incentiva o anti-jogo, a prática da violência, infringe a regra da competição e afronta a essência de tudo que defendemos (ou deveríamos) no futebol que tem a arte, o improviso, a criatividade e o talento como suas maiores virtudes, todas pautados pelo Fairplay e respeito ao colega de carreira que está adversário, mas jamais será nosso inimigo!


FUTEBOL LTDA.

O Futebol Brasileiro é um patrimônio nacional e vários segmentos da sociedade se beneficiam dele! Do trade turístico à economia, milhares de profissionais dependem dele para garantir seu sustento. É desinteligente explorá-lo de forma tão inconsequente acreditando que essa fonte seja inesgotável de recursos e que um dia não possa se esgotar! Qual o objetivo de comentários como esse? Qual o benefício de se incentivar a violência? De expor o atleta e o próprio futebol a um vexame desse?


DE QUEM É A CULPA?

Não sei se o culpado é o comentarista ou quem coloca o microfone nas mãos dele! O que sei é que devemos tratar o futebol e as pessoas que militam dentro das 4 linhas com mais respeito! Que o formador de opinião deve ter a exata noção do peso de suas palavras e que elas podem desencadear sentimentos e provocar multidões. Em um mundo em que todos querem falar, às vezes é melhor escutar o silêncio!


Abraços e até a próxima!



25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page