JORGINHO, O CULPADO!
Acompanhei o CR Vasco em sua caminhada antes mesmo do Jorginho assumir há dois meses. Isso mesmo! Jorginho foi contratado para dirigir o CR Vasco da Gama por 10 jogos, os 10 jogos mais importantes da história recente do Vasco. Nos últimos 03 anos o Vasco contratou 11 Treinadores, isso significa que na média a cada 03 meses nos últimos 03 anos, um novo Treinador comandou o time!
Vejamos o rendimento dos últimos treinadores que passaram por São Januário na Série B:
Marcelo Cabo - 50% aproveitamento
29 jogos
13 vitórias
10 empates
06 derrotas
-----------------------------
Lisca - 43,3% aproveitamento
12 jogos
04 vitórias
01 empate
07 derrotas
------------------------------
Diniz - 41,6% aproveitamento
12 partidas
04 vitórias
03 empates
05 derrotas...
------------------------------
Zé Ricardo – 58,7% aproveitamento
25 partidas
12 vitórias
08 empates
05 derrotas
------------------------------
Mauricio Souza - 45,8% aproveitamento
8 jogos 3 vitórias 2 empates 3 derrotas
----------------------------------
Jorginho – 56,6% aproveitamento
10 Jogos
05 vitórias
02 empates
03 derrotas
Vamos aos números!
Jorginho chegou ao Vasco no início de setembro com a missão de levar o clube ao acesso em 10 jogos e conseguiu na última rodada com uma vitória por 1 a 0 sobre o Ituano, fora de casa. Jorginho conquistou cinco vitórias, dois empates e três derrotas - 56,6% de aproveitamento, só perdendo para o colega Zé Ricardo que conseguiu esse aproveitamento porque teve mais que o dobro do número de jogos que ele. Estamos falando de mais tempo para trabalhar. Zé Ricardo pediu para sair por conta de uma proposta para o Japão.
Quando os números mentem..
Não trago os números para dizer que este Treinador é melhor que aquele, mas para que analisando a temporada possamos entender – saindo da caixa e fora da curva - quem deve responder pela irregular e fraca campanha do CR Vasco. Veremos que os Treinadores são, os menos culpados!
Subindo e caindo..
A verdade é que o Vasco sempre esteve para subir e sempre esteve para permanecer, tamanha a fragilidade oscilante em sua campanha na Série B. No jogo chave contra o Ituano, até o mais otimista torcedor vascaíno estava desconfiado. A derrota para o Sampaio Corrêa em São Januário colocou em “xeque” a já abalada credibilidade cruz maltina na competição.
Vasco 0 x 0 Vasco
Assisti ao jogo, o adversário mais difícil que o Vasco enfrentou naquela tarde em Itu, assim como em toda competição foi o próprio Vasco. Nos programas pós jogo, não vi enaltecido o Treinador Jorginho, pasme! O que vi foram alguns “analistas” de cabelos bem cortados e com o dom da oratória pregando a saída do Treinador.
Expectativa x Realidade
Os repórteres perguntavam para a torcida se Jorginho deveria ficar ou sair, até onde assisti – consegui – havia uma unanimidade pela saída do Jorginho e isso com o apoio argumentado da turma do cabelinho na régua e microfone nas mãos. Ninguém, nenhum deles, foi capaz de traçar uma linha entre a expectativa do torcedor com a realidade do clube.
Explico
Enfrentei o Vasco várias vezes. O Vasco de Roberto Dinamite, Giovanni, Donato, Acácio no gol, Romário no ataque.. Um Vasco que exigia respeito e metia medo nos adversários! Resultado ruim era perder uma final, não ter alguém na lista de convocação da seleção... Com todo respeito ao torcedor, à tradição do clube, aos mandatários de hoje.. O CR Vasco de hoje, dentro do campo só tem a camisa. Com duas ou três exceções, (falo do elenco) o time é mediano e o pior.. se mostrou covarde, distante do canhão da colina de outrora! Acredito com toda força que tenho, que o Jorginho campeão do mundo com toda sua experiência, gestão de grupo e conhecimento de causa foi, responsável direto por este acesso!
A culpa é do Jorginho!
Se o CR Vasco subiu para a Série A do brasileiro, a culpa é do Jorginho! Se considerarmos os dias dos jogos, viagens e concentrações, Jorginho teve menos de dois meses de trabalho para administrar um passivo que não era dele, e nem dos colegas que o antecederam e falharam na mesma missão. Se olharmos para trás, veremos o que os analistas de estúdio parecem não querer enxergar, o CR Vasco da Gama é vítima do CR Vasco da Gama (falo da sua gestão). Vítima da sua própria incompetência e a história recente não nos deixa mentir.
Faltou talento em campo..
Um manto como a camisa do CR Vasco, com a sua história e a sua tradição só pode ser vestido e representado por aqueles que assim como o CR Vasco da Gama, estejam acima da média, cujo o talento e a coragem sejam marcas indeléveis em suas carreiras. Os dirigentes e os responsáveis pelas contratações são os responsáveis? Talvez sim, talvez não! Havia recurso para montagem de um elenco mais qualificado? Quem contratou conhecia o planejamento para temporada e seus objetivos? Tinha “Know How” para “desenrolar” essa missão? Salários foram pagos em dia? As viagens e hospedagens, alimentação e descanso foram bem executados?
Instabilidade emocional..
Ainda assim, se tudo correu bem... vale lembrar que o Jorginho trabalhou com um elenco reduzido em quantidade e qualidade, elenco este que não foi formado por ele e apresentava séria instabilidade emocional. Vi esse time do CR Vasco perder e sair de campo como se nada tivesse acontecido! Jorginho renovou o espírito deste grupo, alinhou a autoestima deles com os interesses do CR Vasco da Gama e colocou o CR Vasco da Gama onde ele jamais deveria ter saído! Palmas para o Jorginho!
Mais Futebol e menos futilidade!
Já aos repórteres, âncoras e analistas de futebol... desejo mais conhecimento e menos entretenimento. Mais razão e menos paixão! Mais Futebol e menos futilidade, menos piadas sem graça e mais atenção à graça do talento! Mais atenção ao que interessa e menos dispersão na direção do que menos importa. Para o bem do futebol que tenhamos mais talentos vestindo mantos sagrados, mais Treinadores como o Jorginho fazendo a diferença em campo e menos parcialidade com o que é fútil e empobrece o futebol. Senhores da mídia.. Olhem para trás e verás as pegadas em São Januário daqueles que muito fizeram e nada fizeram pelo clube! Ao seguir esse rastro vocês encontrarão importantes respostas para os recentes insucessos do Vasco, mas talvez faltem à vocês o talento e a coragem para decifrá-las e divulga-las à torcida do Vasco da Gama! Sim ou não?
Parabéns ao Jorginho, seu Staff e ao verdadeiro torcedor do Vasco!
Até a próxima!
FUI!!!!!
Obs. A opinião dos nossos colunistas não expressam necessariamente a opinião da FBTF.
Kommentarer