top of page
Foto do escritorMarcelo Salazar

Qual tua capacidade de aceitar o novo?


Qual tua capacidade de aceitar o novo?


Como vai? Recentemente li um artigo da Escola de negócios de Harvard (USA) falando sobre uma característica que distingue líderes ordinários dos extraordinários. E essa característica é a capacidade de abraçar novas formas de pensar e aceitar o novo, com pensamento crítico, é claro. Líderes medianos ficam parados no tempo, abraçados com sua própria ideia sem sequer tentar olhar o mesmo fenômeno desde outro ponto de vista. Já os líderes extraordinários questionam tudo (inclusive a si mesmos), escutam e aprendem com seus críticos (o que é distinto de fazer tudo o que os críticos querem).


Líderes extraordinários são conscientes que no mundo atual as mudanças ocorrem numa velocidade alucinante. Esses líderes estão atentos e alertas a essas mudanças. A velocidade de produção de conhecimento nos dias atuais é assustadora. Para vocês terem uma ideia, em 2017 foram criados mais dados do que nos 5.000 anos prévios de humanidade... e em 2023 essa velocidade está ainda maior. Qual a influência que isso tem no futebol?


Venho batendo nessa tecla já faz um certo tempo. Como líderes, temos que estar preparados para extrair produtividade e alta performance dos atletas que temos. Em 1970 os atletas eram seres humanos expostos a um certo ambiente. Em 2023 esse ambiente é completamente diferente. E sabemos que o ambiente é um grande influenciador do comportamento humano. Não adianta falar que “no passado era melhor”. Isso não resolve nada. Temos que aprender e aplicar novas técnicas de comunicação adaptadas à essa nova geração que está chegando. Se eles não nos entendem, a culpa é nossa. Um exemplo: quem é pai adapta a linguagem à idade do filho para que ele entenda a mensagem, certo?


Quem ficar atrelado ao passado (que muitas vezes nem é um passado tão longínquo) vai perder espaço.


Que tal abraçar novas formas de pensar, olhar sob outros pontos de vista, escutar/aprender com os críticos e refletir sobre as mudanças que vem acontecendo no mundo?


Ter humildade e inteligência para saber que nem tudo que te fez campeão ontem, te fará campeão amanhã e saber adaptar sua linguagem ao público que te escuta.


Líderes que agem assim estão melhor armados e preparados para lidar melhor com as mudanças e seguir no topo, influenciando e inspirando seus liderados.


E você, o que pensa a respeito?


Forte abraço e que DEUS te abençoe


Marcelo Salazar

25.02.2023




30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page