TREINADORES INSCRITOS PELOS CLUBES NO BID DA CBF A PARTIR DE 2017
Quem é o mais prejudicado com as trocas constantes de Treinadores feitas pelos clubes brasileiros? O Treinador, o Futebol Brasileiro, os Clubes ou os Jogadores? Acho até que já tinha escrito alguma coisa sobre isso, mas os números de trocas de Treinadores são alarmantes.
Existem clubes pelo Brasil que já inscreveram mais de 40 Treinadores de 2017 para cá. algumas inscrições são de treinadores da base também, mas alguns clubes exageraram em apenas sete anos. São quase 6 Treinadores por ano em média!!!
No BID da CBF de 2017 para cá foram inscritos 2.538 Treinadores. É claro que são Treinadores de várias categorias. Se analisarmos alguns clubes separadamente aí sim veremos o exagero e falta de competência das direções desses clubes.
Aliás, isso mostra que os nossos "Dirigentes" na hora de escolher os treinadores não sabem como e nem quando fazer! Analisam pelos resultados dos outros clubes, analisam quem está desempregado, mas não analisam de acordo com a característica do seu clube, dos jogadores atuais que têm! Não existe planejamento para o ano presente e nem para o próximo. É tudo imediatismo! Resultado por resultado e noção zero do que está fazendo!
É um crime o que fazem com os próprios clubes e com os Treinadores contratados.
Analisei um clube que se transformou em SAF recentemente. O Botafogo do Rio de Janeiro, de 2017 para cá, registrou no BID da CBF nada mais nada menos, que 42 Treinadores. Confira quantos treinadores foram contratados:
01. Jair Ventura – 02. Alberto Valentim – 03. José Ricardo Mannarino – 04. Eduardo Barroca – 05. Paulo Autuori – 06. Marcelo Chamusca – 07. Enderson Moreira – 08. Tiago Retzlaff Nunes – 09. Bruno Lage - 10. Luís Castro – 11. Marcos Paquetá – 12. Bruno Lazaroni – 13. Ramon Diaz – 14. Artur Jorge.
Acima, o nome de 14 importantes Treinadores no futebol mundial. Todos tiveram resultados importantes aqui e em outros países. Entretanto não serviram para o Botafogo.
Segue:
América Mineiro – 26 Treinadores
Atlético Goianiense – 39 Treinadores
Atlético Mineiro – 36 Treinadores
Avaí SC – 32 Treinadores
Bahia – 33 Treinadores
Ceará Sporting CE – 37 Treinadores
Chapecoense – 32 Treinadores
Coritiba PR – 28 Treinadores
Corinthians SP – 22 Treinadores
Criciúma SC – 26 Treinadores
CRB AL – 22 Treinadores
Cruzeiro MG – 47 Treinadores
Cuiabá MT – 32 Treinadores
Santa Cruz PE – 25 Treinadores
Santos SP – 47 Treinadores
São Paulo SP – 28 Treinadores
Sport Recife PE – 40 Treinadores
Vasco RJ – 33 Treinadores
Vila Nova GO – 29 Treinadores
Vitória BA – 27 e por aí vai...
A minha preocupação é com o Futebol Brasileiro. A troca é desastrosa no meio de uma competição. A pré-temporada feita pelo Treinador vai para o espaço! Tudo que o Treinador passou para os jogadores será apagado porque o próximo Treinador fala diferente até mesmo sobre as mesmas coisas!!
Estou assustado com o andar do Futebol Brasileiro. Os Treinadores Brasileiros estão sem confiança para fazer o que sabem. Os Treinadores Brasileiros são os mais criativos que eu conheço! Já viajei por esse mundo e enfrentei vários deles e não me convenceram...
Gostaria que os Treinadores Brasileiros impusessem mais a sabedoria, a criatividade e os princípios que o Futebol Sul-Americano sempre impôs ao mundo. Esqueçam o robotismo. Esqueçam os treinos pré-fabricados, esqueçam as planilhas numéricas.
Futebol Sul-Americano é criatividade, é momento do jogo, é arte, é malandragem, é virtude! Liberem e exijam que os jogadores criem, fintem e driblem. Só assim voltaremos a ser os Melhores do Mundo!!
Zé Mário Barros
Ex Jogador, Treinador e Coordenador Técnico
Comments