top of page
  • Foto do escritorFBTF

Ancelotti, Guardiola e o WYSIATI




Ancelotti, Guardiola e o WYSIATI

Antes de mais nada, deixo claro que sou grande admirador destes 2 treinadores citados acima.


Logo após a belíssima e merecida classificação do Real Madrid para a final da UCL 2021/2022, essa imagem correu o mundo, seguida de vários elogios à “liderança tranquila” de Ancelotti, exaltando a sua humildade em escutar os atletas Marcelo e Kross etc.


O viés que vou tratar aqui é conhecido em inglês pela complicada sigla WYSIATI (What You See Is All There Is). Tudo o que você vê, é o que há. O atacante ganha mais que o zagueiro porque o gol a gente vê. E conta. Já aquela bola cortada no meio do campo, a gente não sabe e nem pode afirmar se ele salvou um gol ou não.


No jogo de ida, falou-se muito sobre o drible que Fernandinho levou do Vinicius Jr há 65 metros do gol, mas pouca gente falou do Laporte que não deu combate ao Vinicius e deixou ele finalizar tranquilo e bem próximo à sua pequena área.


No jogo de volta, aos 86’ o lateral Mendy, do Madrid salva em cima da linha o que seria o 2x0 do City. Aos 89’ Rodrygo empata em uma falha do lateral Cancelo que não sustenta a linha e habilita Benzema a fazer o passe do gol.


Se tivesse feito o que faz na maioria das vezes teria deixado Benzema impedido. Na sequência, cruzamento de Carvajal, leve desvio de Asensio que tira a bola da cabeça do defensor do M City e esta bate perfeitamente na cabeça de Rodrygo que com um belo cabeceio sela a épica virada do R Madrid em 1’.


Tudo o que vemos, é o que há.


Gostamos de achar explicações para tudo. E quanto mais simples forem essas explicações, melhor. Mesmo se estivermos tratando de eventos altamente complexos. Pois bem, logo após a belíssima essa merecida classificação do Real Madrid para a final da UCL 2021/2022, a imagem acima correu o mundo, seguida de vários elogios à “liderança tranquila” de Ancelotti, exaltando a sua humildade em escutar os atletas Marcelo e Kross etc.


Ancelotti é o único treinador do mundo a ser campeão nas Ligas Espanhola, Francesa, Inglesa, Italiana e Alemã. Escutou os jogadores e venceu. Pronto. Já está empacotada receita do sucesso. A história é contada pelos vencedores.


Palmas para ele!


Mas, qual foi o teor da conversa? Tem como verificar se essa conversa teve impacto real no campo de jogo?


E Guardiola? “Tirou Mahrez muito cedo”, “está superestimado”, “não é tão bom quanto dizem”, “queria vê-lo treinando o Íbis”, “vai gastar mais 100 milhões e ganha ano que vem”.


Tudo o que se vê, é o que há. What you see is all there is.


Tu já conhecias esse conceito? Como podes aplicá-lo em outras situações?

Um forte abraço e que DEUS te abençoe.

Marcelo Salazar – Treinador de futebol


21.05.2022

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page