top of page
Foto do escritorFBTF

Fernando Ferretti - por Marcelo Salazar...


Tudo bem?


Hoje recebi a triste notícia que o gênio e monstro do futsal nacional e mundial, professor Fernando Ferreti, nos deixou. Como homenagem a ele, te presenteio com esse texto de sua autoria e que ele, em vida, me autorizou a compartilhar.


A Solidão do Treinador – Por Fernando Ferretti


“Uma partida muito importante em sua vida está por começar. Sua equipe treinou muito para este momento. Você estudou tudo sobre o adversário e este é o jogo decisivo que lhe dará a passagem até a vaga no momento mais importante da competição."


Todos os que estão em volta lhe observam, comentam suas decisões sobre o que deveria ser feito sobre a preparação e escalação da equipe. Sua torcida e diretores estão ansiosos por este dia e pelo resultado da partida. Sua mãe , esposa, filhos, pais e amigos rezam e torcem incondicionalmente por você.


O grande dia chegou e a hora da partida também.


Sua equipe já está aquecendo em quadra, a arquibancada do ginásio de esportes está lotada. Todos lhe observam enigmáticos como se quisessem lhe dizer, mudar algo em sua equipe antes do grande momento. Eles acham, pelos olhares lançados, você inseguro demais ou calmo demais ou nervoso demais ou calado demais, enfim, se perguntam, embora sem emitir uma só palavra, se você é exatamente a pessoa certa no lugar certo, se vai dar conta do recado.


Você no banco e a seu lado, os companheiros de sempre, o médico, o massagista, o supervisor ultimando os detalhes da súmula. Seu diretor nervoso, o auxiliar técnico e o preparador físico voltando de dentro das quatro linhas após encerrar o aquecimento da equipe. A arbitragem se coloca, a mesa zera o cronometro e a partida vai começar.


Você Treinador como se pudesse parar o relógio do tempo, diz: Parem tudo!!!!!!


Todos no ginásio param e lhe observam. Você pergunta a cada uma das pessoas, desde seus companheiros e diretores até o último torcedor, inclusive seus atletas: Quanto você pagaria pelo meu lugar no banco??? Esta pessoa sentaria no seu lugar, com plenos poderes para mudar tudo, antes e durante a partida.


Bastaria pagar por isto e você Treinador iria para arquibancada ver o jogo como torcedor, diretor, jornalista, curioso, sem nenhum compromisso, só o de se divertir, xingar, criticar, berrar…


Aí, eu lhe pergunto: Sabe quantos comprariam seu lugar???


N I N G U É M !!!!!


Porque ninguém é valente o suficiente para trocar de lugar com você naquele momento. Ainda que nada pagasse. Nem de graça. Poucos tem coragem de abraçar uma decisão tão complexa.


Moral da história: Se decidir ser treinador, seja você mesmo, com suas valentias, seus temores, dúvidas e virtudes. Prove a todo mundo que suas idéias na preparação do jogo eram as mais adequadas, por que você e sua comissão técnica é que estão ali no dia a dia com a equipe.


"Erre e acerte com toda sua vontade e sua determinação, aprendendo cada lição que os jogos lhe ensinam. Porque naquele momento, que o jogo está por começar, e durante a própria partida a solidão é quase total e as pessoas em volta só vão saber algum tempo depois o que você já sabia alguns segundos, minutos antes. Só conseguirão reagir à sua decisão, tomada instantes antes.”


Fernando Ferretti


"Obrigado por tanto, professor Ferreti. Nunca fui bom o suficiente para jogar num time treinado pelo senhor. Mesmo assim, você impactou de alguma maneira minha vida. E, certamente, muitas mais.

Saúde e paz a todos."


Marcelo Salazar - Treinador de Futebol

12.07.2023

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page