Minha temporada foi um FRACASSO!
Como vai? Tudo bem?
No dia 27.04.2023, o atleta Giannis Antetokounmpo - depois que seu time (Milwaukee Bucks) foi eliminado pelo Miami Heat nos playoffs da NBA - foi questionado se “a temporada tinha sido um fracasso?”. Ele respondeu visivelmente incomodado e dentre outras coisas disse que “no esporte não existe fracasso e sim passos para o sucesso”.
Concordo com ele!
No último dia 31.05.2023 acabou a temporada 22/23 aqui na Arábia Saudita e sem sombra de dúvidas, para nós do Al Nassr, foi um fracasso. Não jogamos nenhuma final e não levantamos nenhum troféu. FRACASSO. Ponto final.

Parece haver aí uma contradição. Mas não há. Vou tentar explicar baseando-me no excelente livro “O JOGO INFINITO” de Simon Sinek. Existem 2 tipos de jogos. Finitos e Infinitos. O jogo finito é muito fácil de jogar e possui, geralmente, um único objetivo em comum: VENCER. São jogos clássicos, como futebol, em que as regras são pré-determinadas, os adversários são conhecidos e existe um prazo pra terminar. Por isso repito: assim como minha temporada aqui no Al Nassr foi um FRACASSO, assim também foi a temporada do Giannis. Um FRACASSO. Tendo em vista que futebol e basquete são jogos FINITOS. PERDEMOS!
No jogo INFINITO, jogadores podem entrar e sair a qualquer momento, as regras podem mudar, e o objetivo é perpetuar o jogo. Casamento, relacionamentos, negócios, carreira, política, economia são jogos infinitos. A realização é infinita, não se “ganha” na amizade, não se ganha nos relacionamentos, assim como não se ganha nos negócios. Negócios? Sim. Vou dar 2 exemplos de empresas que se diziam “número 1” e hoje estão esquecidas. KODAK e NOKIA. Mas... podemos encarar o futebol como um jogo INFINITO? Sim, podemos. E sob essa ótica, faz sentido a frase do Giannis “no esporte não existe fracasso e sim passos para o sucesso”.
Sob essa ótica, quando cheguei no Al Nassr, o clube vinha de terminar a liga na 6ª colocação com 46 pontos (20/21). Na temporada passada (21/22) fomos 3º e fizemos 61 pontos. Essa temporada que passou terminamos na vice-liderança, fizemos 67 pontos e classificamos a equipe para a ACL (Asian Champions League) além de termos feito um movimento HISTÓRICO trazendo CR7 para a Liga Saudita.
Pessoalmente, passei uma temporada completa em uma função distinta daquela para a qual me formei. Um desafio grande. E enriquecedor. Cresci com os erros. Hoje tenho uma visão muito mais AMPLA do futebol do que tinha há 1 ano atras. “Passos para o sucesso”.
Tenho grandes ambições e sigo trabalhando e estudando para “me manter no jogo” e cumprir minha missão pessoal de “transformar vidas através de meu trabalho no futebol”.
Um forte abraço e que DEUS te abençoe hoje e sempre.
Marcelo Salazar
10.06.2023

Comentarios