top of page

O CAMINHO..


O caminho..


Na minha curta carreira trabalhando no futebol profissional, que começou em outubro de 2016 (7 anos atrás), como preparador físico de um time da 2ª divisão do Kuwait, já passei por 3 clubes (Al Shabab Kuwaiti, Al Faisaly Saudi e Al Nassr Saudi) e exerci 3 funções diferentes. Preparador físico, Assistente técnico e Diretor executivo de futebol. Cheguei no Al Nassr em julho de 2021, como auxiliar “da casa” para ter a honra de auxiliar Mano Menezes e sua CT. Desde janeiro de 2022, atuo como executivo de futebol. Fui o 1º estrangeiro não árabe a exercer essa função no clube e até o início da temporada 23/24 ainda era o único em toda liga Saudita. O fato de falar árabe certamente contribuiu para ter essa oportunidade.


Essa breve introdução é para trazer à tona e refletir sobre um conselho que recebi de vários amigos no meu início, lá em 2012, quando, depois de me aposentar como jogador de futsal de alta performance, decidi migrar para trabalhar no mais alto nível do futebol mundial. O conselho era o seguinte: “Marcelo, você tem que se decidir. Preparador físico ou treinador”. Eu, que sou formado em Ed Fisica pela ESEF- UPE, tinha uma estratégia clara. Era entrar no futebol profissional através da preparação física e depois migrar para a parte técnica que é onde “me sinto em casa” e acho que posso performar com excelência máxima.


E como costumo partilhar e verbalizar meus objetivos, dizia isso em conversas e recebia esse feedback. Ouvia, refletia, questionava e seguia em frente. Com a convicção de que seguiria minha estratégia. Outro ponto claro dessa estratégia era que eu não queria trabalhar na base de nenhum clube no Kuwait.


Iria começar como preparador físico na categoria profissional. Enquanto isso, ia fazendo os cursos da CBF academy (2013 C, 2014 B, 2016 A e 2018 PRO). Pois bem, algo que poucos sabem é que eu trabalhei 6 anos no Kuwait como “personal trainer”, algo que nunca foi um objetivo de vida, mas me remunerava muito bem e criava relacionamentos. Um amigo e treinador de triatlon, Rafael Giglio, foi chamado por um jogador Kuwaitiano para treina-lo durante a pré temporada, já que ele não poderia viajar com o time. Como Rafa sabia desse meu objetivo, me indicou. Quando o time voltou da pré-temporada, esse jogador falou com a diretoria do Clube e eles me convidaram a ser preparador físico do Al Shabab em outubro de 2016. Em 2018, fomos campeões no Kuwait. Resolvi não aceitar a oferta de renovação. Queria voar mais alto.


Em 2016 eu fiz a Licença A da CBF Academy em junho. Ali conheci Péricles Chamusca, com quem eu tinha feito um curso em 2001, quando ele, já treinador profissional, trabalhava no Santa Cruz. Criei um relacionamento. Em outubro de 2018, fui convidado por Chamusca para ser auxiliar dele no Al Faisaly. Um salto de qualidade inimaginável, mas para o qual eu estava preparado. No Faislay foram 3 anos, muito aprendizado e muito crescimento. Finalizamos nossa passagem sendo campeões da Copa do Rei em 2021. Chamusca vai ao Al Shabab de Riade.


Decido seguir outro caminho e vou ao Al Nassr. Nunca imaginei que depois de 6 meses estaria na função que estou. Não fazia parte de meu plano de carreira. Aceitei o desafio, busquei formação teórica e adaptei-a ao meu contexto. Conseguimos mudar o clube de patamar em janeiro de 2023 com a chegada de CR7. Fomos campeões da Copa dos Campeões Árabes em agosto de 2023.



São, 7 anos e 3 títulos. Como preparador físico 01, como assistente técnico 01 e como diretor executivo de futebol, 01. Hoje tenho uma visão abrangente do que é o futebol profissional. Adaptei-me a contextos muito distintos. “Be water”, já dizia Bruce Lee. Adapte-se.


Sei que me sinto mais à vontade e rendo mais dentro de campo, na área técnica. Meu objetivo é claro. Quem me conhece, sabe. Estar no mais alto nível do futebol mundial. Fazer parte da elite. E melhorar. Sempre. Continuamente. Consistentemente.


O caminho nós descobrimos... caminhando!


Mas se prepare. Afinal de contas, “é melhor estar preparado e não ter oportunidade, do que ter a oportunidade e perdê-la por não estar bem preparado.”


Desejo-te saúde, prosperidade, paz e que DEUS te abençoe hoje e sempre.


Marcelo Salazar

03.09.2023



31 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page