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Quem é tua plateia?


Quem é tua plateia?


Um grande comediante inglês alugou um teatro para seus shows. No dia de sua apresentação, ele chegou antes, repassou tudo, vestiu um belo figurino, começou o espetáculo, interagiu com o público que lotou a casa, deu o seu melhor no palco… e ninguém riu. O show foi um fracasso!


Após o show, ele se pergunta: “o que deu errado?” Depois de muito investigar, ele descobre que o público presente no teatro era um grupo de turistas italianos que não sabiam inglês e entraram por engano no teatro. Moral da estória: antes de começar a show, conheça sua plateia!


Extraí e adaptei livremente essa passagem do livro de Seth Godin, “Isso é marketing.” Você já viveu alguma situação parecida? Como foi? Marketing e vendas é um tema que na minha opinião todos deveríamos ter conhecimento e buscar melhorar a cada dia. Afinal de contas, temos que vender para sobreviver e também criar uma percepção de valor associada a nós.


O treinador/Gestor de futebol é um solucionador de problemas e um vendedor de ideias. E a abordagem de um vendedor que vai vender uma Ferrari não é a mesma daquele que vende água na praia. Talvez, a técnica básica de venda seja parecida, mas a linguagem (verbal e não verbal), o protocolo e o vestuário do vendedor certamente não o são.


Existem nichos de mercado (clubes e competições) para os quais se exigem determinadas competências. É importante saber onde cada um quer chegar (clareza e visão), quais competências são necessárias para chegar lá e como desenvolvê-las. A esse processo dá-se o nome de “plano de carreira”.


É fundamental saber onde se pisa, antes de lá chegar. Estudar o “mapa”, antes de percorrer o caminho. Conhecer o histórico do clube. Objetivos da diretoria. Qual o estilo da imprensa local. O que pode e o que não pode (deve) ser dito. Perfil psicológico do grupo. Anseios do torcedor. E tantas outras variáveis que influenciam diretamente na “venda”.


A partir disso, preparar uma estratégia de comunicação e venda adaptada a cada grupo e buscar conexão genuína com cada um dos compradores de seu trabalho, para não fazer como o comediante do início do texto, que fez um excelente espetáculo para quem não entendia o que ele falava.


Por falar nisso, quantos idiomas você fala, além do português?


Forte abraço e até a próxima.

DEUS abençoe a todos.

Marcelo Salazar

10.03.2024




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