- FBTF

- 23 de mar.

Tudo bem contigo? Conhece o brinquedo da foto? Já brincou com ele alguma vez? O “cubo de Rubik” foi criado em 1974 pelo Húngaro Ernö Rubik e permite a bagatela de 43.252.003.274.489.860.000 combinações possíveis. A título de curiosidade, se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de um movimento por segundo, tardaria 1.400 trilhões de anos para fazê-las, supondo que nenhuma combinação fosse repetida.
Trazendo para o futebol, acho que a figura é autoexplicativa e segue uma sequência do simples ao complexo. Exercício, treino, semana e o jogo. Notem como a complexidade do jogo é muito maior inclusive que a da semana. Não sabemos o que vai acontecer no jogo. Ou melhor, sabemos. Mas jamais saberemos a ordem dos eventos e nem a quantidade de cada um. Os vídeos e os números podem nos mostrar padrões, mas não garantem nada. Há uma infinidade de situações que podem acontecer uma vez e nunca mais se repetir.

Então como podemos, enquanto treinadores, preparar nossos jogadores e nosso time de maneira satisfatória? Variando imensamente os tipos de exercícios? Já vi treinador se gabando que “nunca repete um treino”. Mas, se a repetição é a mãe da perfeição, então, qual a solução?
Hoje, penso que um bom caminho seja criar, através de exercícios, o maior número de problemas possíveis (e específicos do jogo) durante as sessões de treino para que os jogadores se habituem a isso: "Resolver problemas através da correta execução das suas decisões durante o jogo". Quanto mais exposto a treinos e momentos que reproduzam o “jogo” (com toda sua aleatoriedade) mais repertório existirá para que eles tomem boas decisões e resolvam satisfatoriamente situações inesperadas no jogo.
Mas isso é apenas uma suposição ... Baseada na minha (pouca) experiência e no que venho estudando ao longo de minha vida.
Que reflexões essa leitura te trouxe? Compartilha comigo aqui.
Um abraço e que DEUS te abençoe hoje e sempre.
Marcelo Salazar
Treinador de futebol
22.03.2026

- FBTF

- 16 de set. de 2025

"Estou muito feliz e honrado em anunciar minha volta ao campo, agora como treinador principal do Sub-21 do Al Nassr, na Liga Saudita da categoria. Um novo desafio, uma nova oportunidade de crescimento e dedicação ao futebol. Com trabalho, união e disciplina, vamos em busca de evolução e conquistas!"

Marcelo Salazar
A FBTF deseja à você muito sucesso nesta nova fase, retornando aos gramados!
FBTF

- Marcelo Salazar

- 14 de mai. de 2025

Caro amigo (a),
Na minha última provocação, falei sobre o treinador x smartphone. Recebi muitos feedbacks. A maioria com um ar resignado, disse em linhas gerais que “não havia nada a ser feito”. “Essa é uma guerra perdida”. “Eles usam celular desde pequenos”.
Pois bem, não faltam pesquisas que relacionam o uso de telas (redes sociais e videogames) pré jogo a uma QUEDA DE RENDIMENTO, nomeadamente na atenção e na tomada de decisão, além de causar fadiga mental exagerada.
Sabendo disso e sabendo que:
- Beber álcool antes dos treinos ou jogos prejudica a performance do jogador. Não é permitido beber álcool nas dependências do clube e nem antes dos jogos, embora alguns atletas bebam em suas casas.
- Fumar cigarro antes dos treinos ou jogos prejudica a performance do jogador. Não é permitido fumar nas dependências do clube e nem antes dos jogos, embora alguns atletas fumem em suas casas.
- Várias escolas estão simplesmente proibindo alunos de entrar na escola com celular.

Faço a pergunta e te convido a refletir:
Por que na maioria dos clubes e seleções é permitido o acesso IRRESTRITO ao celular a todo momento?
É medo de confrontar os atletas? Se for esse o caso, não estamos agindo como pais irresponsáveis?
Implementar essas regras de regulamentação deve ficar a cargo dos treinadores, dos executivos ou do clube?
Qual seria, pra você, o modelo ideal de regulamentação?
Forte abraço e que Deus te abençoe.
Marcelo Salazar
13.05.2025

















