
Hoje eu tive a honra de participar, como palestrante da "Masterclass" online, o Programa de Formação para Diretores Esportivos da UEFA Academy.
É um conteúdo com mais de 30 participantes que exercem a função em Clubes e Federações de ponta, como AS Mônaco, Sporting Lisboa, Bayern Leverkusen, Fenerbahçe S.K., Feyenoord, Federações Norueguesa, Portuguesa, Irlandesa e Gaulesa de futebol, Al Qadsiya Saudi Club etc.
Como ex-aluno da UEFA Academy, e com mais de 14 anos vivendo e trabalhando no Oriente Médio, pude não apenas passar um pouco de minha experiência, mas também ouvir e aprender com os colegas que trabalham no mais alto nível do futebol mundial.

Partilhar conhecimento é sempre uma experiência enriquecedora.
Um forte abraço.
Deus te abençoe,
Marcelo Salazar
05.05.2025

- Marcelo Salazar

- 31 de mar. de 2025

Hoje em dia, o treinador está na periferia do vestiário e o smartphone, no centro.
O treinador treina o jogador para apreciar a bola. O smartphone treina o jogador para se cansar de tudo que não seja o smartphone.
O treinador trabalha concentração e o foco. A tecnologia geralmente enfraquece ambos.
O treinador convida à reflexão.
O smartphone, à vaidade e aos aplausos.
O que tens feito a respeito?
Partilha comigo.
Esse é um tema sensível e muito relevante, na minha opinião.
Desejo a você saúde, paz e prosperidade.
Abraço,
Marcelo Salazar
31.03.2025

Me formei entre 2013 e 2018 na @cbfacademy junto com grandes nomes do futebol brasileiro e não tenho dúvida da qualidade e capacidade do treinador brasileiro para trabalhar nos grandes palcos do futebol mundial.
"A falta da plena equivalência de nossa licença PRO na Europa ainda é um empecilho que precisa ser superado urgentemente."
Há, sim, um problema de como o mercado nos enxerga e precisamos quebrar esse preconceito fazendo grandes trabalhos dentro e fora do país, com organização, boas ideias, inteligência e profissionalismo.
- André Jardine e seu staff no América do México
- Thiago Nunes do Peru
- Rogério Micale e seu staff na Seleção Olímpica do Egito
- Odair Hellman e seu staff na Liga PRO da Arábia Saudita
- Osmar Loss e seu staff no Buriram da Tailândia
- Péricles Chamusca e seu staff no NEOM SC da Arábia Saudita
- Joel Cornelli e Mazola na Indonésia
- Bruno Quadros no Japão
Estes são alguns profissionais brasileiros que vem fazendo grandes trabalhos fora do país. Certamente existem muitos outros que engrandecem o nome do Brasil no exterior.
"É importante evitar o “complexo de vira lata”, acreditar na nossa qualidade e dar suporte uns aos outros. Deixemos a competição para dentro do campo. Fora dele, é importante a colaboração."
É nisso que acredito e é nessa direção que procuro agir.
Forte abraço
Felizes festas de fim de ano.
E um abençoado 2025.
Marcelo Salazar

















